6 Coisas Que Você Precisa Saber Antes de Votar

As eleições são um momento de grande importância, por isso é necessário estar preparado para que o seu voto resulte no melhor para o seu país, estado e cidade. Hoje preparamos para este post dicas sobre o que você precisa saber antes de votar, acompanhe e confira todos os detalhes.



Saber Antes de Votar

Saber Antes de Votar

O voto consciente é extremamente importante, e o resultado das eleições é responsabilidade de cada eleitor. A seguir falaremos um pouco mais sobre o assunto, acompanhe e confira todas as informações.

O que você precisa saber antes de votar

O seu voto é uma grande responsabilidade, pois por meio dele serão definidos os governantes do nosso pais, estado e município.

Antes de definir o seu candidato é importante se atendar as eleições 2018 pesquisa, a seguir você confere quais são eles:

1 – Investigue seu candidato

Antes de definir para qual candidato o seu voto irá investigue e conheça o seu candidato.

Uma ótima dica é consultar o DivulgaCandContas, um site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que reúne informações sobre todos os candidatos a prefeito e a vereador de todos os municípios do Brasil.

No DivulgaCandContas você encontra dados pessoais dos candidatos, a coligação a qual ele é filiado e todos os partidos coligados, além de informações sobre a prestação de contas, receitas, despesas e origem das doações financeiras do candidato.

Outra informação importante que você pode consultar são as certidões que indicam se o candidato possui ou não processos judiciais e condenações.

2 – No dia das eleições pessoas não são presas

No dia das eleições pessoas não podem ser presas a menos que ocorra flagrante ou que a pessoa seja condenada.

Para os eleitores a regra entra em vigor cinco dias antes das eleições e vai até 48 horas após o fim das mesmas.

Para os mesários, fiscais de partido e candidatos a regra é garantida nos 15 dias anteriores ao pleito, isso para evitar abusos de autoridade que possam influenciar nas eleição.

3 – Você pode apresentar um documento oficial com foto na falta do titulo de eleitor

Não é necessário apresentar o título de eleitor no momento da votação, basta ter em mãos um documento oficial com foto, como identidade, carteira de motorista ou carteira de trabalho.

4 – Não é possível votar fora de sua cidade

Se no dia das eleições você não estiver na cidade onde fica sua zona eleitoral você não poderá votar, a alternativa será justificar a sua ausência junto à Justiça Eleitoral.

Se você não justificar o seu voto no dia das eleições terá 30 dias para procurar um cartório eleitoral e regularizar a situação junto a justiça eleitoral.

5 – Quem recebe um maior número de votos nem sempre é eleito

Essa situação ocorre nas eleições para vereador e deputado, porque, no Brasil, o sistema usado é proporcional, quando um candidato é muito bem votado, ele amplia o número de vagas do seu partido e essas vagas são preenchidas por outros candidatos do partido que receberam menos votos.

6 – Vereadores não constroem

Um vereador não constrói escolas, pontes, metrô, e também não são responsáveis por reduzir impostos ou reajustar salários.

As atribuições de um vereador são elaborar e votar leis municipais, fiscalizar a utilização dos recursos públicos e promover a ligação entre a sociedade e o prefeito.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

COMENTE