Encceja 2018 INEP: Inscrição, Provas e Calendário

Quem não teve condições de estudar no período regular de ensino por qualquer motivo poderá fazer a prova do Encceja 2018 INEP. Estudar será sempre a melhor opção para quem quer conquistar melhores oportunidades profissionais ou pessoais. Neste artigo, você vai saber tudo sobre o Encceja 2018 INEP!

Encceja 2018 INEP

Encceja 2018 INEP

O Ministério da Educação, em parceira com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, criou o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) para proporcionar a certificação no Ensino Fundamental e Médio de todas as pessoas que não tiveram condições de se formar no tempo regular de ensino.

✓ Veja as mudanças no Valor do Bolsa Família 2018!

Até pouco tempo atrás, o cidadão tinha a possibilidade de adquirir a certificação do Ensino Médio com a nota obtido no ENEM. Esta tarefa, hoje, passou a ser do Encceja. Atualmente, para receber essa certificação, é necessário fazer esse exame.

Quem pode fazer o exame do Encceja 2018 INEP?

Algumas pessoas já ouviram falar sobre esse exame, mas muitas ainda tem dúvidas de quem realmente pode fazer o Encceja 2018 INEP.

Vamos lá! Para você entender melhor como funciona, esse exame foi criado para dar a certificação aos cidadãos que não conseguiram estudar e se formar, portanto, nem todas as pessoas poderão fazer esse exame.

Veja quem pode fazer o Encceja:

  • Para obter a certificação no Ensino Fundamental: o candidato deverá ter 15 anos completos até a data oficial do exame.
  • Para obter a certificação no Ensino Médio: o candidato deverá ter 18 anos completos até a data do exame.

Provas do Encceja 2018 INEP          

Até o término desse artigo, as informações oficiais sobre as provas do Encceja 2018 INEP ainda não tinham sido divulgadas, mas em breve novas informações poderão ser publicadas pelos órgãos responsáveis e atualizadas em nosso blog.

Apesar não termos as informações das provas ainda, nós selecionamos algumas dicas bem legais sobre as provas das edições passadas para você estudar e se preparar. Confira!

✓ Veja como ter acesso ao seu Passe Livre Estudantil!

Matérias que caem nas provas do Ensino Fundamental

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física;
  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • História.

Matérias que caem nas provas do Ensino Médio

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Matemáticas e suas Tecnologias.

Questões da prova

Geralmente, as provas do Encceja possuem 120 questões, sendo 30 para cada nível de conhecimento. As questões são de múltipla escolha e as horas de prova abrangem os períodos da manhã e tarde.

Qual a pontuação mínima?

Os candidatos deverão ficar atentos a pontuação mínima que deve ser alcançada em cada prova. A margem de proficiência de cada prova vai de 60 a 180 e a pontuação mínima deve ser de 100.


Inscrição e calendário do Encceja 2018 INEP

O período de inscrições para o Encceja 2018 INEP e o calendário com as datas das provas ainda não se encontram disponíveis.

Para saber todas as informações sobre a abertura de novas inscrições e calendários de provas, o candidato deverá visitar o site oficial do INEP  clicando aqui

Não esqueça de consultar todas as informações com antecedência para não deixar nada para a última hora. Boa sorte em seus estudos!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votes, average: 3,67 out of 5)
Loading...

COMENTE